Cotidiano|01.abr

100 anos da Ordem Demolay

Allan Gaspareto

A Ordem Demolay comemora 100 anos, a equipe do site conversou com o jovem Allan Gaspareto sobre a história da Ordem e sua presença na cidade de Guarapuava.

A Ordem Demolay

A Ordem DeMolay é uma entidade filosófica, fraternal e filantrópica, iniciada pelo maçom chamado Frank Sherman Land. Foi originada nos Estados Unidos, em 24 de março de 1919, ano posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial. Porém, durante todos estes quase 100 anos de existência, muitas coisas mudaram e consequentemente, com a enorme expansão da Ordem pelo mundo, novas práticas e padronizações foram se desenvolvendo no decorrer deste tempo.

O nome DeMolay é uma homenagem ao último grão-mestre da ordem medieval católica dos Templários, Jacques DeMolay, queimado vivo pelo rei francês Felipe IV, o Belo, em 18 de março de 1314. Ao criar a organização destinada aos jovens das famílias dos maçons, o norte-americano Frank Sherman Land (1890-1959) inspirou-se na luta dos cavaleiros templários durante as cruzadas e adotou o nome de seu último mestre.
Fonte: Senado

 
Finalidade da Ordem Demolay

Em tese, a Ordem DeMolay engloba diversas finalidades para aqueles que fazem parte. Ela é regida por 7 virtudes (amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo) que são usadas como base para moldar uma filosofia de boa conduta e incentivar que sejam aplicadas no cotidiano de cada um que ali se insere.

Atividades da Ordem

Utilizando como referência estes ensinamentos, a instituição também proporciona atividades filantrópicas organizadas por seus membros a fim de exercerem a caridade e a conscientizar nossos jovens da necessidade de fazermos o bem, sem ver a quem. Nesse sentido, é importante frisar a virtude do companheirismo.
Por fim, a Ordem também fornece aos irmãos a oportunidade de desempenharem determinadas funções, por meio de seus cargos, incentivando cada jovem a almejar maiores responsabilidades e cumprir com seus principais objetivos. Destaca-se a intenção que pode ser considerado como o norte da entidade: a formação de jovens líderes pelo bem do futuro de nossa nação.

A Ordem Demolay em Guarapuava

WhatsApp Image 2019-03-18 at 19.12.00Uma historia recente, mas com raízes antigas. Assim foi a história do nosso Capítulo. Em meados de 1995, a comunidade maçônica de Guarapuava recebeu os jovens DeMolays de Engenheiro Beltrão, para uma cerimônia pública que marcou o início da jornada DeMolay em nossa cidade.
Em 1998, enfim, Tio Eugênio Mancuello Romero trouxe para Guarapuava a Ordem DeMolay, que iniciou seus trabalhos no templo abaixo da Loja Acácia do Terceiro Planalto. Em 2002, Tio Eugênio faleceu, e em sua homenagem, o Capítulo Guarapuava leva desde então o seu nome. Neste mesmo ano, o Capítulo passou para o SCODRFB e uma nova geração de irmãos adentrou o Capítulo.
Foram tempos difíceis. Grande parte dos DeMolays antigos tornaram-se Sêniores, e com o passar de alguns anos, apenas quatro do irmãos iniciados em 2002 permaneceram como uma pequena brasa, que por vezes ameaçou se apagar. Entretanto, a dedicação e a perseverança destes DeMolays, sob a tutela inabalável dos Tios Docilmar Lopes de Quevedo e Wagner Coimbra Campos, fez com que pouco a pouco o Capítulo ganhasse fôlego e força para crescer. O número de membros aumentou, muitas dificuldades vieram, mas por fim, com o apoio crescente dos Tios, e o trabalho dos irmãos empenhados pelos ideais da Ordem, hoje possuímos um Capítulo forte e decidido em seu caminho para uma saudável e proveitosa juventude com cerca de 30 DeMolays ativos.


por Mônica Cordova