Colunistas|05.jul

A Análise de Perfil Comportamental.

Como combinado, vamos essa semana falar sobre os perfis, mas deixa eu reforçar o que já mencionei anteriormente, a análise de perfil tem como objetivo mapear a intensidade natural de cada perfil proporcionando melhor compreensão da personalidade e das suas potências competências, pois após conhecer seus pontos fortes e as oportunidades de melhorias, vamos trilhar o caminho de um desenvolvimento de sucesso em todas as áreas da vida e isso se tornará mais leve.
Quero ressaltar que pesquisas realizadas na área do desenvolvimento humano mostram que aqueles que conhecem melhor a si mesmos tendem a ser indivíduos de ações mais eficazes, logo entende-se a importância de saber como eu funciono e onde tenho me colocado.
A análise se baseia em fundamentos de quatro teorias científicas e a que nos trás a base para a intensidade de cada perfil é a Teoria Disc desenvolvida por Willian Marston, PhD em psicologia pela Harvard University. A busca por ter compreensão do comportamento humano acontece a muitos anos antes de Cristo, na Grécia antiga já vinham sendo apresentados os primeiros relatos a respeito do assunto, e os estudos vêm sendo continuamente observados até então. Ao estudar milhares de pessoas, Marston percebe que uma parte relevante do comportamento humano teria a possibilidade de ser analisado por meio de quatro característica essenciais:
Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade que deriva o acrônimo DISC.
A Dominância é um fator de controle e de assertividade, indica como você lida com as adversidades e desafios.
A Influência é um fator da comunicação e sociabilidade, indica como você lida com pessoas e as influência.
A Estabilidade é um fator do equilíbrio, empatia e lealdade, indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo.
A Conformidade é um fator da estrutura, do detalhe e do fato, indica como você lida com regras e procedimentos.
O Assessment, que se traduzirmos indica avaliação, proporciona um salto qualitativo ao nosso dia a dia , porém nada de se acomodar e dizer “ eu tenho essa atitude por causa do meu perfil de comportamento “ ao contrário todos os perfis são maravilhosos e tem a condição de nos conduzir exatamente onde queremos estar ou chegar.
Se você se identificou com um ou mais perfis, já está na hora de aprofundar um pouco mais esse conhecimento!!!
Seja contribuição a você mesmo!!!
Faça uma excepcional semana


por Gislaine Aparecida Donato

Eu sou Gislaine Aparecida Donato, mãe de três preciosidades, uma mulher que ama o conhecimento, buscando ser melhor que a mim mesma dia após dia, autêntica e que preza por princípios. Bacharel em Secretariado Executivo, pos-graduanda em Neurociência e Performance Humana, e atuo como Analista de perfil Comportamental.