Entrevista|19.fev

A cura pelos olhos: conheça o EMDR, técnica científica para tratar traumas psicológicos

por Jota Terres

Desenvolvido no final dos anos oitenta pela Drª Francine Shapiro, a Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares (EMDR) ou Eye Movement Desensitization and Reprocessing como é chamado originalmente, é uma nova forma de psicoterapia que permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas. Inicialmente o método foi utilizado para tratar sequelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), abusos sexuais, estupros, assaltos, desastres naturais e outros tipos de violência.

 

​Com o tempo, novos trabalhos também começaram a obter resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome de pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, depressões e doenças psicossomáticas. Em entrevista ao T News da Rádio T nesta quarta-feira (19), a psicóloga e terapeuta Tania da Silva explicou ponto a ponto o que é EMDR e como ele pode ser essencial no tratamento pós-traumático.

 

 

Segundo Tania, os “traumas são quaisquer situação que o nosso cérebro não consegue dar conta de processar. Isso é muito individual de cada pessoa. Vamos a um exemplo. Digamos que um grupo de pessoas foi assaltada. Depois de todos terem saídos ilesos, somente uma pessoa não conseguiu processar a situação e acabou tendo um stress pós-traumático. Isso é o que, na Psicologia nós chamamos de trauma”, esclarece a psicóloga.

 

A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de mais de duzentas pesquisas publicadas internacionalmente em revistas científicas.  Tania que atua como terapeuta familiar sistêmica em Guarapuava há 27 anos, fala da importância de procurar um especialista. “Você deve procurar ajuda quando no seu presente habitual, no seu dia a dia, você se desestabiliza. Seja através de uma crise de ansiedade, crise de pânico ou até mesmo um sofrimento muito intenso recorrente, a melhor solução sempre será a ajuda de um profissional”, afirma.

 

Podcast

 

Para os interessados em conhecer o trabalho da Tania, seu consultório está localizado na r. Vicente Machado, 2923 no bairro dos Estados em Guarapuava (PR). Marque uma consulta pelo telefone (042) 999-155-332 e curta sua a sua página no Facebook. Ouça a entrevista completa na podcast. Compartilhe em suas redes sociais digitais!

 

 

 


galeria
galeria
galeria
por Jota Terres