Entrevista|23.set

A UNESPAR de Campo Mourão promove atividades na 13ª Primavera dos Museus

Professor Michel Kobelinski

Acontece nos dias 25 e 26 de setembro a 13ª Primavera dos Museus na Universidade do Estado do Paraná – UNESPAR campus Campo Mourão. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM é nacional e tem o objetivo de oferecer ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

Mônica Cordova conversou na manhã de segunda -Feira com o Professor Michel Kobelinski da UNESPAR – Campo Mourão sobre as atividades da 13ª Primavera dos Museus. Ouça a entrevista completa.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES NA UNESPAR – CAMPO MOURÃO

25/09/2019 – 19:00 às 22:00
Mótanka: bonecas eslavas. Convite à comunidade ucraniana para falar sobre cultura eslava e oficina de bonecas.
Michel Kobelinski e Maria Meskiw Melniski

Literatura e escrita de si: O best-seller de Carolina Maria de Jesus. Diálogos sobre a narração do cotidiano de moradores da favela do Canindé (SP) no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (1960).
Ana Laura Perenha dos Santos

História das mulheres: protagonistas invisíveis: conversações sobre o papel da mulher na história (literatura, cinema e livro didático), com convite para as mulheres de Campo Mourão falarem sobre seu protagonismo.
Vanessa Mayumi Matsuoka, Ana Carolina Prohmann e Camila Onofre

Histórias em quadrinhos e popularização da História. Conversa com a comunidade e professores sobre a potencialidade das Histórias em Quadrinhos (HQs) no processo de ensino e divulgação da História.
Cristiano Prado Ribeiro

26/09/2019 – 08:30 às 11:00

Patrimônio cultural de Campo Mourão: um diálogo com a história local. Reflexão sobre memória, identidade e patrimônio cultural e seu significado entre os moradores de Campo Mourão.
Fábio Vedovato

“Josef Mengele sob a pele de Josef Kanat” em Mamborê- PR? Diálogos sobre a vinculação da identidade médica de Josef Mengele à de Josef Kanat no município de Mamborê e memórias traumáticas de erros médicos na década de 1950.
Jocimara Maciel Correia (Este projeto tem o apoio da Capes)

História Pública e Memória: botequins de Ponta Grossa e Curitiba. Discussão sobre as memorias relacionadas aos objetos de decoração em botequins temáticos.
Kevin Luiz da Silva

Brasil Negro e Nordestino:  conversas sobre identidades invisíveis no Brasil. Convite dirigido aos moradores negros, nordestinos e descendentes (de Campo Mourão) para falarem sobre seu cotidiano.
Marcela Santos de Carvalho e Laiza Suelen Barroso Campos (Este projeto tem o apoio da Capes)

O Monge João de Maria e o Memorial Água da Fonte – PR: Uma conversa sobre a passagem do monge pelo Estado do Paraná e pela região de Campo Mourão.
Eva Simone de Oliveira (Este projeto tem o apoio da Capes)

POP UP MUSEUM Compartilhando Histórias…

São exibições temporárias onde pesquisadores e comunidade discutem temas variados sobre história e apresentam conjuntamente objetos de interesse público. As atividades fazem parte da 13ª Primavera de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Local: Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, Campo Mourão.

 

Informações

UNESPAR, PPGHP:
Pedro Henrique Caires de Almeida
Fone: (44) 3518-1838 – E-mail: historiapublica@unespar.edu.br
Michel Kobelinski: mkobelinski@gmail.com

 


por Mônica Cordova