Entrevista|01.abr

Dia Mundial de conscientização do Autismo

O dia 02 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data tem o objetivo de provocar a conscientização sobre o Autismo que afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, a data é recordada com palestras e eventos públicos que acontecem nas diferentes regiões e cidades brasileiras. Também diversos pontos turísticos são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Dr. Drauzio Varella em seu portal apresenta o autismo como um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

  • Inabilidade para interagir socialmente;
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

 

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal.

Dr. Drauzio Varella

 

A presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul – AGMA,  Losanja Luciana Gonzáles dos Santos conversou com nossa equipe relatando a sua experiência e as atividades da associação para provocar a sociedade na reflexão sobre o Autismo. Ouça a entrevista do dia 01 de abril.

 


por Mônica Cordova