Entrevista|10.set

Ações da campanha Setembro Amarelo – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto. E para falarmos mais sobre esse dia e as ações que irão acontecer hoje, recebi no T-News de hoje o Médico Psiquiatra Dr. José Cleber, o Major Cristiano Cubas da Polícia Militar e 2º Tenente Lucas Kulik do Corpo de Bombeiros.

No nosso bate-papo conversamos sobre a responsabilidade e resultados da campanha, a atuação dos profissionais durante o ano todo e ainda sobre o apoio psicológico para esses profissionais. Também falamos sobre como trabalhar os meios sem um número suficiente de psiquiatras, como estratégias de capacitação e repasse de informações.

Major Cristiano nos contou ainda qual o sentimento de salvar uma vida e o Dr. Cleber complementou, além disso Cleber nos contou a história por trás do dia 10 e sobre o apoio das instituições acendendo luzes amarelas por toda cidade, assim como seu significado. E para encerrar falamos sobre a blitz educativa que ocorrerá na cidade para orientações quanto ao assunto.

Mais sobre a iniciativa e ações no podcast.

 


por Gustavo