Colunistas|03.jun

Análise de Perfil Comportamental

A Análise de Perfil Comportamental tem como objetivo compreender a personalidade e as potências competências dos indivíduos. Após conhecer e ter consciência dos pontos fortes e as oportunidades de melhoria, torna-se mais fácil trilhar um caminho próspero em todas as áreas de nossa vida.

Quando eu me conheço melhor posso aceitar e amar as minhas características, e desenvolver os meus pontos fracos, e se conheço melhor o outro, posso compreendê-lo aceitar as nossas diferenças e lidar com o comportamento dele com mais facilidade.

O conhecimento em mapeamento de perfil Comportamental proporciona ao pesquisado a identificação de seus pontos fortes e pontos a melhorar, os valores que o motivam, seu estilo de liderança, os potenciais que não vem sendo explorados, medos e necessidades, pontos de estresse, sua forma de assimilar informações e fazer escolhas, o ambiente de trabalho congruente com seu perfil, entre outros aspectos. A partir da compreensão e do respeito ao perfil do outro é possível adaptar a linguagem para uma comunicação mais eficaz e, assim conquistar a cooperação do time por exemplo, dialogar com pessoas diferentes, fazer negociações excelentes, além de previnir e solucionar conflitos sejam eles pessoais ou profissionais. Por meio da Análise medimos apenas algumas dimensões de comportamento, não sendo capaz de analisar a ética, caráter, Inteligência Emocional ou cognitiva, formação acadêmica, maturidade, experiência, crenças ou outros aspectos que compõem o indivíduo.

Todos nós temos os quatro perfis de comportamento apresentados por William Moulton Marston, porém alguns em intensidades diferentes podendo se destacar até três perfis em alta. Não existe um perfil melhor ou pior que o outro, nem perfil certo ou errado.

Em um relatório de Análise de Perfil Comportamental trabalharemos os fatores DISC, estilos de liderança, mapeamento de competências, tipos psicológicos a teoria de valores e inteligência comportamental nas organizações, finalizando com um plano de ação para o desenvolvimento do analisado. O acrônimo DISC refere-se aos seguintes perfis

D- Dominance ( Dominância)> exercer controle sobre; predominar.
I- Influence ( Influência)> Influenciar uma ação; persuadir.
S- Steadiness ( eStabilidade)> manter-se constante; estável.
C- Conscientiousness( Conformidade)> Agir de acordo; conforme.

Esse fatores são maravilhosos, e cada um contribui muito entre si quando compreendidos, e de forma alguma estabelecemos rótulos pelos perfis, ou utilizarmos eles como desculpa, pelo contrário, assumimos a responsabilidade de sermos melhores a cada momento de nossa vida.

Para finalizar a minha missão como analista é proporcionar ao analisado, a identificação de seu perfil comportamental, contribuir para seu autoconhecimento e desenvolvimento de suas personalidades, para que ele(a) atinja seu máximo potencial e alcance a alta performance em todas as áreas da vida.

Façamos uma excepcional semana 🙏


por Gislaine Aparecida Donato

Eu sou Gislaine Aparecida Donato, mãe de três preciosidades, uma mulher que ama o conhecimento, buscando ser melhor que a mim mesma dia após dia, autêntica e que preza por princípios. Bacharel em Secretariado Executivo, pos-graduanda em Neurociência e Performance Humana, e atuo como Analista de perfil Comportamental.