Entrevista|16.set

Autoconhecimento: como compreender sentimentos e emoções para melhorar o nosso bem estar emocional

O conceito do autoconhecimento representa toda a sabedoria e compreensão que você tem a respeito de si mesmo. Basicamente, é entender quais são seus pontos fortes, quais são aqueles que merecem mais atenção para se desenvolver e quais são as suas características sabotadoras. E para compreendermos mais sobre o assunto, conversamos com o Historiador Prof. Wilian Bonete e com a Psicóloga Luciane Becker Oliveira Cruz.
Para isso, começamos questionando quanto a afirmação de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”, em que sentido ela influencia a formação do pensamento e do comportamento dos indivíduos, e se o autoconhecimento e a inteligência andam juntos.
Também falamos sobre os benefícios de conhecer nossas limitações e nosso potencial, se conhecer nossas origens pode nos auxiliar a compreender quem somos e sobre a possibilidade de um total autoconhecimento ser uma utopia.
Para finalizar ficamos sabendo se o autoconhecimento ajuda na prevenção de doenças mentais e em que sentido conhecer-se a si mesmo pode auxiliar as nossas relações com o mundo e a interpretação da realidade, além disso recebemos algumas dicas para praticar o autoconhecimento.
Dê play no podcast complete abaixo e saiba mais sobre o assunto.

 


por Gustavo