Cotidiano|09.mar

Charlotte Cooper

Nascida na cidade de Londres, Inglaterra, em 22 de setembro de 1870, Charlotte Reinagle Cooper revolucionou o mundo do esporte quando ganhou uma medalha de ouro olímpica, consagrando-se como a primeira mulher a realizar o feito. Charlotte cresceu na região metropolitana de Londres, em Ealing, como uma jovem que sempre gostou de praticar esportes. Na infância, a futura tenista tinha o passeio de bicicleta como uma das suas atividades preferidas.

Logo que entrou no circuito profissional de tênis, a jovem britânica conquistou dois títulos seguidos do Torneio de Wimbledon, um dos principais da categoria, nos anos de 1895 e 1896 — Cooper ainda venceria o campeonato em 1898, 1901 e 1908. Já nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris, em 1900, Chattie (como também era conhecida) entrou de vez para a história do esporte ao vencer o torneio de simples do evento. Ao lado de Reginald Doherty, Cooper ainda ganhou uma segunda medalha, vencendo o torneio de duplas mistas.

O feito foi tão inusitado que, na época, as mulheres não recebiam as coroas dos louros da vitória, sendo consideradas apenas “atletas convidadas”. Com o seu talento e perseverança, Charlotte Cooper demonstrou ao mundo que é sempre possível se destacar, mesmo em um cenário adverso. Essas são apenas algumas mulheres em destaque que você precisa conhecer, em meio a tantas outras com histórias inspiradoras. A história dessas pessoas são verdadeiras lições de vida e podem ser aplicadas a diferentes questões do nosso cotidiano — tanto em situações pessoais quanto profissionais. Analise as informações apresentadas e inspire-se para construir uma carreira de sucesso.

Fonte: Robert Half
Imagens: daliteratura

 


por Mônica Cordova