Cotidiano|03.set

Concurso de Texto Narrativo/Poesia e Desenho Alusivo aos 10 anos do CEEBJA Nova Visão

Neste ano o CEEBJA Nova Visão completa 10 anos de atividades educacionais nas dependências das unidades prisionais do município de Guarapuava: PIG – Penitenciária Industrial de Guarapuava, PEG – Penitenciária Estadual de Guarapuava e CPG – Cadeia Pública de Guarapuava.

Dentre as várias atividades previstas para este ano destacamos o Concurso de Texto Narrativo/Poesia e Desenho que foi lançado no mês de maio com apresentação à comunidade escolar de vídeo com o histórico da escola e a divulgação do Regulamento do Concurso.

No mês de Maio e Junho os alunos foram convidados a participarem da atividade e produziram seus textos e desenhos, foi a oportunidade de conhecermos a história da nossa escola a partir do olhar de nossos alunos e alunas. No dia 06/08 foi convocada a Comissão Avaliadora composta pelos técnicos do NRE: Prof. João Carlos de Souza,  Prof.ª Vanessa Seben Willemann, Karoline Brito Veiga e Prof.ª Elisabete Mogalski para proceder a avaliação dos trabalhos.

Após a apuração tivemos o resultado que foi divulgado na Semana Cultural que ocorreu do dia 12 ao 23 de agosto. Foi uma atividade muito enriquecedora para toda a comunidade escolar, pois esta instituição comemora seus dez anos de existência e resistência no ambiente prisional guarapuavano.

Estas atividades oportunizaram uma reflexão sobre a trajetória histórica desta instituição escolar com o intuito de promover ações que rompam com a lógica prisional e confrontem a condição passiva que se manifesta na clausura, preparando o sujeito para o mundo extramuros.

Espera-se, neste caminho, auxiliar no desenvolvimento da autonomia do educando e enaltecer o significado histórico da educação frente a garantia de direitos.

Fonte: Prof.ª Luciane Wolff Martins -Equipe Pedagógica CEEBJA Nova Visão

Prof. João Carlos de Souza – NRE Guarapuava

Imagem destacada: Pixabay


por Mônica Cordova