Colunistas|09.nov

Crenças

Depois de entender que o comportamento exige autorresponsabilidade, é hora de falarmos sobre um assunto que de certa forma norteia boa parte das ações humanas e nem sempre nos damos conta disso, as CRENÇAS!

Quando crianças, aprendemos inúmeras ações com nossos cuidadores, e aqui me refiro aos que de fato são responsáveis por nós, desde que nascemos.
Sob a orientação delas é que vamos formando o que nós acreditamos. Mas afinal, o que são crenças?

Bem, tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos, de forma repetida oi sob forte impacto emocional, gera em nós uma crença. Vou te dar um exemplo que considero simples para que possa ter uma melhor compreensão. Vamos imaginar uma criança que em seu lar seus pais, falavam muito sobre a prática de esportes, o quanto isso é bom, faz bem a saúde enfim tudo de uma forma positiva. A criança vê os pais praticarem esportes e é estimulada por isso, gerando nela formas de trilhar esse caminho.

É muito provável que essa criança terá crenças positivas sobre o ato de praticar esportes porque ela vai relacionar isso a coisas boas. Agora imaginemos, outra criança, cuja os pais negligenciam o esporte, ela vê que eles não praticam nenhum esporte ou mesmo uma atividade que promova o bem estar e saúde, a criança é severamente ignorada quando menciona algo que esteja relacionado a esporte e não recebe nenhum estímulo positivo a respeito. Certamente que a criança irá associar o esporte à algo ruim, e suas crenças certamente tenderam a ser negativas sobre o esporte.

Sendo assim, o indivíduo vivencia uma experiência que por sua vez, gerará determinadas crenças, e são essas crenças que moldaram e determinaram certos valores para essa pessoa.
É importante que tenhamos em mente que todos nós possuímos as mais variadas crenças e valores e o que ocorre na maioria da vezes é que não temos clareza de quais são e de como nos afeta. Agora que você já sabe o que é uma crença e como ela é gerada, saberia dizer qual a crença que hoje está mais forte em sua vida ?

Eu desejo a você uma semana abençoada.

🙏💫

 

Texto de Gislaine Aparecida Donato.


por Gislaine Aparecida Donato

Eu sou Gislaine Aparecida Donato, mãe de três preciosidades, uma mulher que ama o conhecimento, buscando ser melhor que a mim mesma dia após dia, autêntica e que preza por princípios. Bacharel em Secretariado Executivo, pos-graduanda em Neurociência e Performance Humana, e atuo como Analista de perfil Comportamental.

Colunistas|03.nov

Novembro Azul

Colunistas|25.out

Autorresponsabilidade

Colunistas|06.set

Si se puede