Entrevista|12.abr

Cuidados para atendimento odontológico nos tempos de pandemia

Apesar das corretas orientações de isolamento social, permanência do maior tempo possível em nossas residências, nossa vida com a pandemia segue, e com isso, as demais atividades e problemas de nosso cotidiano não param. Como a necessidade de tratamento odontológico, por exemplo. Todos estão sujeitos a uma emergência odontológica ou precisam finalizar tratamentos que já estavam em andamento antes da pandemia.

Pensando nisso, alguns protocolos se juntam aos que já eram executados normalmente em consultórios odontológicos. O primeiro deles é o afastamento social, aumentando-se o intervalo entre uma consulta e outra, para aliviar ao máximo o número de pessoas na sala de espera dos consultórios.

Evitar ir com a família toda ao consultório, preferencialmente ir sozinho até o atendimento;

Disponibilização de álcool em gel 70% nas salas de espera;

Manter os ambientes arejados naturalmente, evitando-se ar condicionado;

Sempre que possível, também lavar as mãos com água e sabão e evitar ao máximo tocar o rosto;

Dentro do consultório propriamente dito, o cirurgião dentista e auxiliar paramentados com EPIs (equipamento de proteção individual) sendo gorro, óculos, máscara, jaleco, preferencialmente descartáveis e trocados a cada novo atendimento. Desinfecção de todas as superfícies que se tem contato com as mãos com álcool 70% líquido, por exemplo, e hipoclorito para o chão. Colocação de barreiras físicas (filme de PVC) em todos os equipamentos que se tem contato com as mãos ou com partes do corpo, e a troca dessas barreiras a cada novo paciente que adentrar ao consultório, além claro da lavagem das mãos antes do atendimento, e ao término do mesmo depois de retirada das luvas.

No mais, nos resta aguardarmos  firmes essa nova realidade com a certeza e a fé que logo vai passar, e voltaremos todos a nossa rotina normal, assim que o tratamento estiver disponível e uma vacina viável e toda população adquirir anticorpos contra esse novo vírus.

 

Dr. Marcel Túlio Cordova – Cirurgião Dentista.


por Gustavo