Entrevista|25.set

Diabetes, o que ela tem a ver com a saúde dos seus olhos?

O número de casos novos de pessoas com diabetes cresce a cada ano. No Brasil, houve um aumento de 61,8% de diabéticos na última década. O mais preocupante é que dentre os 13 milhões de brasileiros com diabetes, metade não sabe que tem a doença e a grande maioria desconhece suas complicações. Mas afinal, você sabe o que é o diabetes e quais são suas complicações?

Diabetes mellitus (DM) é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por controlar o nível de glicemia no sangue. Existem dois tipos principais, o diabetes do tipo 1, mais comum em crianças e adolescentes,  no qual o pâncreas deixa de produzir a insulina, e, o diabetes tipo 2, responsável por aproximadamente 90% dos casos, no qual ocorre a diminuição da produção desse hormônio e as células apresentam resistência à ação do mesmo. Manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso, sedentários, com hipertensão arterial e com história familiar de DM tipo 2. Em ambos os casos ocorre a elevação da glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

De acordo com critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, o indivíduo é considerado diabético quando os níveis de glicemia em jejum são iguais ou superiores a 126 mg/dl. O não controle dos níveis glicêmicos pode provocar, em longo prazo, complicações cardiovasculares, renais, oftalmológicas e neuropáticas.

Entre as complicações oftalmológicas, a mais frequente é a retinopatia diabética, que consiste na deterioração de pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina, no entanto, outras complicações oculares como catarata e glaucoma também podem ocorrer. Quando não tratadas essas complicações podem levar o indivíduo à cegueira.

Os sintomas costumem aparecer em estágios avançados da doença, por isso, a consulta anual com seu oftalmologista é fundamental. No entanto, fique atento se notar: visão embaçada, flashes de luz no campo de visão, perda repentina ou manchas nas vistas. Essas alterações podem indicar uma possível complicação do DM e o cuidado realizado por um oftalmologista de sua confiança é fundamental.

Viu só…. a Diabetes tem tudo a ver com a saúde dos seus olhos, então cuide deles! E, lembre-se sempre…. se você tem Diabetes, siga seu tratamento corretamente, monitore sua glicemia, alimente-se com comidas mais saudáveis e pratique alguma atividade física. A saúde dos seus olhos agradecerá esse cuidado!


por Dr. Marcel Yohana Nishikawa