Colunistas|03.nov

Novembro Azul

Há 10 anos foi criada a campanha Novembro Azul, para estimular a diagnóstico precoce do câncer de próstata, o que infelizmente ainda envolve preconceito.

Além de ser o tipo mais comum na população masculina, o câncer de próstata é responsável por quase 30% das mortes por câncer no homem no Brasil.

Vale ressaltar que, ao apresentar sintomas, cerca de 95% dos casos já se tratam de doença avançada, dificultando o tratamento. Tais sintomas incluem dor óssea, dores e vontade frequente ao urinar e sangramento na urina ou sêmen.

Fatores de risco envolvidos na doenças são histórico familiar, homens negros e obesidade. Por isso é importante o diagnóstico precoce, consultando periodicamente o urologista a partir dos 50 anos e, na população em risco, a partir dos 45 anos.


por Gustavo Werle Ribeiro

Formado em medicina pela PUC-PR (2006-2011), realizou sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (2012-2014) e foi aprovado no exame de título como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Realizou superespecialização em Ortopedia Pediátrica e Reconstrução e Alongamento Ósseo no INPAR (2015-2016), sendo membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e do Comitê ASAMI.

Colunistas|09.nov

Crenças

Colunistas|25.out

Autorresponsabilidade

Colunistas|06.set

Si se puede