|10.abr

O Conto de Aia

Apenas homens no poder, mulheres com longos vestidos cobrindo todo o seu corpo, tratadas como propriedade do Estado, proibidas de trabalhar e de votar, até parece uma história do passado, mas a série The Handmaid’s Tale ou O Conto da Aia, se passa em uma sociedade no futuro. Essa é a série que indico hoje para você maratonar no final de semana.

Em um futuro não muito distante a poluição e doenças foram trazendo consequências para o planeta, há poucos recursos e muitas mulheres acabam ficando estéreis. Então após um golpe no governo, um grupo de religiosos cria uma sociedade chamada Gileade que é mais sustentável, porém é militarizada e totalitária. Eles tornam as poucas mulheres que ainda podem engravidar em aias, mulheres que engravidam para dar filho as famílias que comandam essa sociedade, mas as aias não estão ali com consentimento, são sequestradas, estupradas constantemente e quando engravidam devem dar seus filhos a outra mulher.

A série gira em torno de June (Elisabeth Moss), que foi sequestrada e separada de sua filha e seu esposo Luke e é obrigada a viver nessa sociedade teocrática, onde passa a morar com o Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e sua esposa Serena Joy Waterford (Yvonne Strahovski) e mudam seu nome para Offred (de Fred). June sonha no dia em que poderá se reencontrar com sua família e ter seus direitos novamente e para isso vai buscar ajuda com as outras aias.

Essa é uma série muito emocionante que vale apena assistir, além de que ela trata de assuntos e reflexões que podem ser relacionados com a nossa atualidade. A série ganhou muitos prêmios, levou 8 Emmys em 2017 entre eles o de melhor série dramática e de melhor atriz para Elisabeth Moss, o Emmy que é como o Oscar só que para programas de televisão. Você já pode ver a primeira temporada no GloboPlay e na Fox Play ou as duas temporadas no Now (da NET) para quem assina o Paramount Channel.


por Mônica Cordova