Colunistas|04.set

Obesidade Infantil

A obesidade é uma condição que sobrecarrega as articulações e pode causar patologias diversas, incluindo o tecido osteomuscular. Especificamente em crianças, inclusive, pode predispor a patologias graves como joelho varo e epifisiólise.

No mês de Setembro foi levantada bandeira contra a obesidade infantil, que tem sido cada vez mais frequente. O corpo humano se adapta às condições externas, e na criança este fenômeno é potencializado. No caso da protusão abdominal, existe uma compensação com hiperlordose lombar para ajuste do centro de gravidade, podendo ser causa de dor, principalmente da coluna e membros inferiores.

Além de estar associado ao geno varo, está associado também à condição oposta, o geno varo, além da maior incidência de pé plano. Apesar de que não serem encontradas alterações degenerativas na cartilagem, como em adultos, as queixas àlgicas são mais frequentes em crianças obesas em relação às não obesas.

A criança é menos resistente à atividades físicas, podendo ser vítima de lesões. No caso de peso excessivo a ocorrência de fraturas é mais frequente, além de tenderem a se mais graves. Desse modo essa condição deve ser motivo de preocupação e combatida ainda na infância, pois são bastante nocivas para saúde.


por Gustavo Werle Ribeiro

Formado em medicina pela PUC-PR (2006-2011), realizou sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (2012-2014) e foi aprovado no exame de título como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Realizou superespecialização em Ortopedia Pediátrica e Reconstrução e Alongamento Ósseo no INPAR (2015-2016), sendo membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e do Comitê ASAMI.