Entrevista|21.jun

Prazo de atualização cadastral do rebanho paranaense

Faltam apenas nove dias para encerrar o prazo de atualização cadastral do rebanho paranaense e diferente do ano passado, esse ano o período iniciou a contagem no dia 1º de maio e termina no dia 30 de junho.
A campanha consiste na atualização do cadastro de todos os animais de produção econômica de uma propriedade rural, sendo ela obrigatória e fundamental para garantir a segurança sanitária do estado.
Dando início ao T-News desta semana, recebemos a Supervisora Regional da ADAPAR de Guarapuava Médica Veterinária Marcia Zago para conversarmos mais sobre o assunto.
Nossa convidada esclareceu pontos importantes quanto a atualização de rebanho, como o papel da ADAPAR na campanha, a sua importância para a manutenção do reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação e como fazer o cadastro.
Marcia também nos contou sobre quais penalidade serão aplicadas por não fazer a atualização cadastral, qual o órgão fiscalizador e o que é a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos.
Essas e mais informações no podcast abaixo e na ADAPAR 33032100 (regional), 33032115 (Local) e Sindicato Rural 36231115.

 

 

Como atualizar
– Pela internet: inicia-se com um cadastro no site, após o login os dados da propriedade e espécies devem ser cadastrados.
Lembrando, você deve repetir este procedimento para cada uma das espécies com pendência
– Pessoalmente: vá até um escritório da Adapar, sindicato rural ou unidade de atendimento municipal e solicite o formulário de atualização.


por Gustavo