Entrevista|17.fev

Professores Fábio Hernandes e Ademir Ribas prometem diálogo como novos reitores da Unicentro

por Jota Terres

Os professores Fábio Hernandes e Ademir Juracy Ribas assumiram na sexta-feira (7) a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Hernandes como reitor e Ribas como vice. Assim como as eleições nacionais e municipais que ocorrem de quatro em quatro anos, tal qual são as eleições que elegem os reitores das universidades estaduais e federais. Em setembro de 2019, com 60% dos votos válidos a chapa dos acadêmicos supracitados foi a eleita.

 

A Unicentro é a 28ª melhor universidade estadual do Brasil e 6ª melhor do Estado. Para manter estes patamares de excelência e buscar novas posições em breve, o reitor promete desenvolver uma administração baseada na discussão entre as classes. “Nossa meta é administrar a universidade através do diálogo. Junto aos conselhos, departamentos, professores e agentes administrativos, queremos e tomar as decisões em colegiado”, afirma o reitor.

 

E é este conceito positivo e por ser a única na cidade a ofertar a Graduação desejada que, a estudante, Raphaella Fagundes Von Stein decidiu ingressar na universidade. “Eu escolhi fazer Unicentro por três motivos. Primeiro por ser pública e eu minha família não termos condições de pagar uma faculdade particular. Segundo, por conta de ser a única instituição de Guarapuava a ofertar o curso que eu queria fazer. O terceiro ponto que levei em consideração, foi por ela ser uma universidade conceituada pelo ensino e pesquisa”, declara Raphaella, universitária do segundo de Química.

 

E, nesta segunda-feira (17), data que marca a chegada e a volta dos alunos calouros e veteranos aos Campi da Unicentro, o professor Hernandes conversou com a comunicadora, Mônica Córdova, no programa T News da Rádio T. Hernandes e sua equipe assumem a frente da universidade, em uma época de certo vislumbre, já que 2020 é um comemorativo para a história da instituição.

 

Há exatos cinquenta anos era iniciado o ensino superior em Guarapuava. Mas em 1990, quando completava vinte anos de história, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) fundiu-se com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Facli). E desde então, lá se vão trinta anos de ensino superior público para a região central do Estado.

 

Entre os objetivos da nova administração, o reitor destacou que criará um link direto entre a universidade e empresas. Através da Central de Relacionamentos, os empresários interessados terão contato com egressos e alunos estagiários. Além das propostas para o ano vigente, ele ainda pretende concretizar a construção de uma nova reitoria e, uma clínica integrada de saúde no bairro planejado Cidade dos Lagos. Os trâmites legais da sessão de espaço já estão em andamento.

 

Novos pró-reitores

Durante a celebração de posse foram anunciados os pró-reitores das Unicentro:

Pró-reitoria de Ensino: Karina Worm Beckmann

Extensão e Cultura: Lucélia de Souza

Planejamento: Flávio Augusto de Oliveira Garcia

Administração e finanças: Eliane Horbus

Pesquisa e pós-graduação: Marcos Ventura Faria.

Recursos Humanos: Robson Ferraz.

 

 

 

Você confere a entrevista completa com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes no podcast a seguir. Compartilhe em suas redes sociais!

 

 

 

 


galeria
por Jota Terres