|15.abr

Saúde dos pés com a podóloga Luciana Rodrigues

Os pés são a base do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão e desgaste. Caminhar é uma das funções mais complexas do corpo humano envolve 650 músculos do corpo e cerca de 80% dos 208 ossos que compõem o esqueleto humano, mas é sobre o pé, uma estrutura perfeita ,que repousa a grande responsabilidade de fazer que o caminhar seja harmônica, suave e prazeroso. 
A Podologia é a ciência que estuda os pés, um ramo auxiliar da medicina. Desde 1957 a profissão começou a ser considerada como atividade afins da medicina. A nível de ministério do trabalho, através da CBO – Classificação Brasileira de Ocupação, o Podólogo: se enquadra na família ocupacional 3221 (medicina alternativa).

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio, com estudo técnico-científico em Podologia, aprofundado em anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés.
O serviço podológico é gerador de resíduos biológicos, tais como lâminas descartáveis e luvas de procedimentos que são poluentes, tais resíduos são devidamente recolhidos pelo serviço de lixo hospitalar.
A biossegurança na podologia faz parte da medicina profilática que se ocupa em preservar o controle da Infecção Cruzada, por isso o uso de produtos descartáveis e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais nos tratamentos podológicos.
Fonte: Instituto do Pé

A Podóloga Luciane Rodrigues conversou com Mônica Cordova na manhã de segunda-feira, 15 de abril, sobre a podologia, os avanços no Brasil e sua participação no Encontro das Estrelas na Podologia em São Paulo. Ouça a entrevista completa.  


por Mônica Cordova